O Conselho de Medicina homenageou hoje (3) mais 21 novos médicos, formados pelas faculdades Emescam, Multivix, UVV e Universidade Federal de Minas Gerais. Em solenidades no Auditório do CRM-ES, os recém-formados receberam as carteiras e identidades médicas.

O presidente do CRM-ES, Dr. Fabrício Gaburro, deu as boas-vindas aos colegas e discorreu sobre as funções institucionais do Conselho, ressaltando a ampliação das ações de fiscalização na busca por melhores condições de trabalho para o médico e de qualidade do atendimento à sociedade. “Encaminhamos denúncias ao Ministério Público e as secretarias municipais e estadual de Saúde, mas os problemas não são sanados com a brevidade que gostaríamos”, disse Dr. Fabrício.

O presidente também falou da ampliação do investimento feito pelo Conselho no Programa de Educação Médica Continuada (PEC), que oferece cursos gratuitos ao médico, como os de urgência e emergência e os módulos de educação no interior do Estado e alertou os colegas para que continuem estudando e atendam seus pacientes com gentileza e amor, para uma boa relação com o paciente. “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”, citou o psiquiatra e psicoterapeuta Carl Jung.

Para a médica Dra. Sandra Maria Pontes, ex-conselheira do CRM-ES e mãe de uma dos recém-formados, os novos médicos precisam aprender a voltar ao Conselho, pedir pareceres, para tirar dúvidas sobre questões éticas, quando necessário.

O também médico e pai de uma das recém-formadas, Dr. Cláudio De Melo Jacques, pediu aos colegas mais jovens um cuidado especial com “esse número do CRM” e alertou para a importância do preenchimento do prontuário médico, para balizar as condutas e por segurança.