Os médicos recém-formados no curso de Medicina da UVV receberam, em solenidade realizada em 1º de dezembro, na sede do CRM-ES, as carteiras profissionais e as identidades médicas. O evento, separado em três sessões para evitar aglomeração e respeitando as normas sanitárias, contemplou 41 profissionais (três deles que não puderam participar em datas anteriores: dois da Ufes e um da Universidade Federal do Sul da Bahia).

O presidente do CRM-ES, Dr. Fabrício Otávio Gaburro Teixeira, abriu a solenidade pedindo licença aos novos médicos, para agradecer, em nome de todos, aos pais. “O caminho ficou mais fácill graças a ajuda dos senhores.”

Dr. Fabrício Gaburro também listou algumas das ações que o Conselho está adotando para prestar um serviço ainda melhor em favor do médico capixaba, como a ampliação dos investimentos em fiscalização, para garantir melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde, e no Programa de Educação Médica Continuada (PEC), para orientar e atualizar o médico.

O presidente também falou sobre a medicina como um estilo de vida. “Agora, você será médico 24 horas por dia”. Para falar da importânica do atendimento ao paciente, ele lembrou da necessidade de continuar humilde e buscando o conhecimento. “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”, citou o psicoterapeuta suíço Carl Jung.

A conselheira e Corregedora do CRM-ES, Dra. Telma Farias Pimental, ressaltou a importância das ações do Conselho para melhor orientar o médico, sob o princípio de “educar mais para punir menos” e pediu aos jovens médicos que vejam o paciente como um parente. “Trate o paciente como gostaria de ser tratado.”

Linhares

A Delegacia Seccional do CRM-ES de Linhares entregou a carteira e a identidade médica aos novos médicos no último dia 1º. O presidente da Seccional, Dr. Arthur Luiz Magnago Heleodoro, participou do encontro.

Parabéns aos novos médicos: Dra. Mayza Domiciano Araujo, Dra. Ana Carolina Dondoni Favero, Dra. Natália Hermínia Segato Machado, Dr. Matheus Henrique Demétrio Batista Silva e Dra. Rhaissa Souza Fracalossi.