O CRM-ES entregou hoje (14 de julho) carteiras e identidades médicas a 49 novos médicos, 48 deles formados na Universidade de Vila Velha (UVV) e um na Multivix, em duas solenidades realizadas no Auditório do Conselho.
O presidente Dr. Fernando Tonelli, o vice-presidente Dr. Antônio Sanches, o conselheiro do Espírito Santo no CFM, Dr. Carlos Magno Dalapicola, e a conselheira e coordenadora da Comissão de Defesa das Prerrogativas Médicas, Dra. Rochelle Pagani, recepcionaram os novos médicos.
Dr. Fernando Tonelli apresentou as funções do conselho, alertou para a importância de continuar o caminho dos estudos e para a necessidade de saber ouvir o paciente. Por último, fez um alerta sobre os golpes que têm acontecido em relação aos boletos de pagamento de anuidade e recomendou o uso do CRM Virtual, tanto para fazer a maioria dos serviços do CRM-ES, como para baixar os boletos em segurança.
O conselheiro federal Dr. Carlos Magno Dalapicola falou aos novos colegas sobre a importância de fazer um bom prontuário, para evitar problemas jurídicos. Além disso, pediu aos médicos que tenham cuidado com o uso da Inteligência Artificial. “Não confiem em tudo que for pesquisa por IA.”
A coordenadora da Câmara Técnica de Oftalmologia e da Defesa das Prerrogativas Médicas, Dra. Rochelle, pediu os colegas cumpram com a obrigação de denunciar os casos de pacientes que forem atendidos por eles que apresentarem complicações provocadas por atendimento feitos por não médicos. Sobre os casos de agressão contra médicos durante o atendimento, “registrem boletim de ocorrência na Polícia Civil e, logo depois, encaminhem o caso para o CRM-ES”.
O Vice-presidente Dr. Antônio Sanches ressaltou a necessidade dos novos médicos continuarem estudando e de buscarem o Conselho em caso de dúvidas. “Estamos à disposição!”