Assim como o Setembro Amarelo e o Outubro Rosa, o CRM-ES também apoia o Novembro Azul. Afinal, alertar para os cuidados com a saúde está entre as finalidades do Conselho.

A campanha lançada este ano pelo Instituto Lado a Lado pela Vida tem sem seu slogan o seguinte alerta: “Cuidar da Saúde também é coisa de Homem”. Então, deixem o preconceito de lado e deem mais atenção à sua saúde.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. As estimativas indicam que nos anos de 2014 e 2015 surgirão cerca de 68.800 novos casos de câncer de próstata no país. Um número bastante elevado.
Em 2011, 13.129 mil brasileiros morreram em decorrência dessa doença, que já representa o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. A proporção, segundo o Inca, é de que um homem em 36 morrerá de câncer de próstata.
A recomendação da sociedade de especialidade é para que o homem visite o urologista anualmente, a partir dos 50 anos de idade, para realizar o exame de toque e o PSA. Estes são os principais meios para detectar a doença precocemente. No entanto, caso exista pessoas com câncer de próstata na família é imprescindível que os exames preventivos sejam feitos a partir dos 45 anos de idade. Fique atento!