As restrições de acesso aos hospitais, o contingenciamento de leitos para o tratamento da covid-19 e o medo de pacientes em procurar ajuda médica em função da pandemia provocaram queda de 27 milhões de exames, cirurgias e outros procedimentos eletivos – não programados ou que não são considerados de urgência e emergência.

É o que mostra um novo levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM), que tem analisado os efeitos da crise sanitária instalada no Brasil desde março DE 2020.

A análise inclui todos os estados brasileiros e, no que diz respeito ao Espírito Santo, foi constatada uma queda de 36% nos procedimentos ambulatoriais eletivos de 2019 a 2020, o que representa 490.743 procedimentos não realizados.

Ainda em terras capixabas, as cirurgias eletivas pelo SUS sofreram uma queda de 44%, o que significa que 69.963 cirurgias deixaram de ser feitas.

CLIQUE AQUI e confira o estudo completo divulgado pelo Conselho Federal de Medicina.