A Federação Nacional dos Médicos (FENAM) informa a todos os sindicatos do Brasil que o cálculo do piso salarial dos médicos foi atualizado para o valor de R$ 10.991,12, a partir de janeiro corrente. O piso é válido para jornada de 20 horas de trabalho.

O cálculo anual se tornou um referencial nas discussões e reivindicações da categoria e deve orientar as negociações coletivas de trabalho dos sindicatos. O piso é uma bandeira de luta que o médico tem em suas mãos e é resultante da atualização monetária pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),acumulado ano de 2013 (5,5627%).

Para o Presidente do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (SIMES) e vice presidente da (FENAM) Otto Baptista, o aumento salarial será fundamental na recuperação da categoria e ajudará a resolver o problema da carência de profissionais que ainda existe em algumas áreas. O piso será o principal instrumento para atrair profissionais para o setor público e assim ter um número de médicos suficientes para atender bem a população.

Fonte: Simes