Fortalecer o posicionamento da classe médica na incansável luta pela melhoria da Saúde Pública no cenário político brasileiro foi o que levou o presidente do Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES), Carlos Magno Pretti Dalapicola, a participar do simpósio “Ação nacional em defesa da Medicina e da saúde no Brasil”, durante o IV Congresso Brasiliense de Medicina do Trabalho, realizado em Brasília, no final do mês de abril.

Carlos Magno presidiu a mesa de debatem composta pelo presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital, pelo deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), pelo presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Florentino Cardoso, e pelo vice-presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal, Carlos Fernando da Silva.

De acordo com Caros Magno, o debate foi em torno da importância da formação da Frente Parlamentar da Medicina, discutida em agosto de 2016, que será composta por deputados e senadores com o objetivo de servir como instrumento de força política para a classe médica ser melhor ouvida e, consequentemente, conseguir melhorias para a Medicina e a sociedade em geral.

O presidente do CFM, Carlos Vital, também ressaltou a importância da atuação política da classe médica, que têm o dever de estimular os médicos a participar do cenário político-social do País. Ele alertou, no entanto, que “a defesa dos interesses da classe médica jamais poderá colidir com os interesses do cidadão, do paciente. Não há que se falar em benefício da classe médica em detrimento da sociedade. É um binômio indissociável e é nesse sentido que a Frente Parlamentar vai reivindicar os legítimos direitos dos médicos brasileiros”.

Na Foto: Carlos Fernando da Silva, Carlos Magno Pretti Dalapicola, Florentino Cardoso, Luiz Henrique Mandetta e Carlos Vital

Congresso Medicina Trabalho