“Além da Medicina – Como lidar com questões jurídicas, contábeis, de comunicação e a gestão do seu negócio?” foi o tema do webinar realizado pelo Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES), na noite do dia 18 de agosto.

Quatro profissionais que atuam nas áreas dos temas propostos para debate abordaram as principais questões para o bom desenvolvimento e boa imagem profissional. A coordenadora do Webinar, conselheira Dra. Karoline Calfa Pitanga, iniciou o evento agradecendo a presença de todos e convidando o presidente do CRM-ES, Dr. Fabrício Gaburro, para abrir webinar.

Dr. Fabrício também agradeceu aos debatedores e participantes do webinar, enfatizando que o objetivo do Conselho com os eventos é agregar conhecimento e orientar a classe médica nos mais diversos assuntos que envolvem a rotina do médico.

DEBATES – A médica Liliana Nóbrega Cordeiro falou sobre empreendedorismo e gestão, citando como exemplo sua vivência pessoal e o que a levou a buscar conhecimento na área de gestão empresarial. Dra. Liliana é diretora Clínica da Oftalmo Center e sócia-fundadora da Oftalmologia Vitória. Foi ela quem abriu os debates.

Em seguida, a jornalista Cileide Zanotti, sócia da Cia de Comunicação Ltda, empresa que atende o CRM-ES, instituições da área da saúde, consultórios médicos e empresas de outros segmentos econômicos, falou sobre Comunicação. Ela abordou a importância do planejamento, da coerência nas informações, do equilíbrio emocional para lidar com a opinião pública, e como uma assessoria de comunicação pode contribuir para o bom desenvolvimento da imagem profissional e institucional.

O terceiro tema abordado foi Assessoria Jurídica, com o advogado e consultor de Tecnologia e Segurança da Informação, Thiago Portugal Soledade. Ela alertou para a importância das questões jurídicas que envolvem o direito do paciente, direito do médico, segurança das informações e demais questões que envolvem a esfera jurídica de consultórios, clínicas, hospitais e instituições da área da saúde.

Concluindo os debates, a empresária contábil e sócia fundadora da Unclick Contabilidade Digital, Miriane Barreto, abordou o tema Assessoria Contábil, explicando os principais itens que envolvem a contabilidade de pessoas físicas e jurídicas. De forma bem objetiva e clara, ela falou sobre impostos, receitas, lucros, pró-labore, enfim, mostrou que abrir um consultório ou simplesmente ser contratado por uma instituição de saúde tem complexidades contábeis importantes e que precisam ser muito bem administradas.

Confira, no link abaixo, o webinar e fique por dentro desses assuntos importantes para a área médica: https://www.youtube.com/watch?v=iWsNBnpRPts

Confira, no link abaixo, o webinar e fique por dentro desses assuntos importantes para a área médica:https://www.youtube.com/watch?v=iWsNBnpRPts