Respeitando as medidas sanitárias, o CRM-ES entregou, na tarde do dia 24 de maio, as carteiras profissionais e as identidades médicas a um grupo de 60 novos profissionais formados pelo curso de medicina da Universidade Vila Velha (UVV) e das faculdades Multivix e Emescam. Separados em grupos reduzidos para evitar aglomeração, os documentos foram entregues pela Diretoria do Conselho.

O Presidente do CRM-ES, Dr. Fabrício Otávio Gaburro Teixeira, abriu a solenidade convidando os conselheiros, Dr. Ruy Lora Filho, Dr.Fernando Avelar Tonelli e Dra.Marta Helena Zortea Pinheiro Cunha para comporem a mesa e receberem os novos colegas de profissão. Os médicos Dra. Adriana da Ros Dalfior Kataoka e Dr. Edson Marcus Cesquim Diniz, pais de formandos, também foram convidados a compor a mesa.

Em seu discurso, Dr. Fabrício Gaburro ressaltou a importância da presença dos pais na solenidade, agradeceu aos “pais presentes, aos que não puderam comparecer e aos que não estão mais entre nós. Vocês são nossos pilares, nosso incentivo e nossa motivação. Obrigado por tornarem tudo mais fácil”, disse.

Para os novos colegas, ele lembrou: “vocês entraram hoje aqui no Conselho como formandos em medicina e sairão como médicos, de fato. Quem sabe este é um dos mais importantes ritos de passagem de toda nossa vida”.

O Presidente também citou Yung: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana. Ajam sempre com amor, ética e gentileza. É o que o mundo espera de vocês”.

O conselheiro Dr. Ruy Lora Filho reforçou a importância do Código de Ética Médica, lembrou que o Conselho de Medicina é o defensor da boa prática profissional e que estará sempre junto ao médico na defesa da ética.

Dr. Fernando Tonelli falou para os recém formados que ser médico é especial, principalmente por poder ser útil a outro ser humano. Ele também reforçou a importância da boa relação médico-paciente.

A conselheira Dra.Marta Zortea falou sobre a importância de o médico se doar integralmente, de estudar sempre e de ter a sensibilidade para ouvir o paciente.

Antes da entrega dos documentos aos novos médicos, os pais que fizeram parte da mesa solene também se pronunciaram. Dra. Adriana Kataoka disse que o caminho começa agora e orientou que todos “façam o seu melhor sempre”. E Dr. Edson Diniz reforçou a informação de que a caminhada médica é árdua, de que é preciso estar sempre atualizado e que “as coisas acontecem no seu tempo”.

Em seguida, todos os pais presentes foram convidados a fazer a entrega, junto com a Diretoria do CRM-ES, da documentação médica aos filhos.

Confira as fotos:

Grupo Multivix
Novos médicos formados pela Universidade Vila Velha

UVV
Novos médicos formados pela Universidade Vila Velha

Multiviz Grupo
Novos médicos formados pela Multivix

Emescam solo
Novo médico formado pela Emescam, que pegou a documentação
junto com colegas das outras faculdades

OS NOVOS MÉDICOS COM SEUS FAMILIARES E REPRESENTANTES DO CRM-ES:

Emescam 03 Multivix 010 Multivix 011