O Relatório de Gestão e de Contas do CRM-ES, relativo ao exercício de 2021, foi apresentado e aprovado por unanimidade durante a Assembleia Geral realizada no último dia 22. O documento estará disponível para consulta no site do Conselho de Medicina, na aba Transparência e Prestação de Contas, em destaque na parte de cima do site, a partir da segunda semana de março.

O presidente do CRM-ES, Dr. Fabrício Gaburro, abriu a Assembleia, citando as muitas dificuldades dos dois últimos anos e também as conquistas. “Cada médico e cada profissional que atua na área de saúde sai deste período extenuado, mas certo de ter cumprido a sua função com a nobreza que o momento exigia. Não vamos esquecer nunca dos colegas que acabaram perdendo a vida para a Covid-19 e nem deixar de lamentar tantas outras vidas perdidas, mas fechamos 2021 com muito mais esperança de ultrapassar este momento.”

Entre as muitas conquistas de 2021, apesar do quadro da pandemia, Dr. Fabrício Gaburro destacou a ampliação do número de cursos, de palestras e de contatos do Conselho e da Fiscalização. “Nosso Programa de Educação Médica Continuada (PEC) ficou mais robusto – e ainda será melhor em 2022 – e cada vez mais próximo do médico em cada região do Estado. Ampliamos, consideravelmente, a abrangência da fiscalização. A ideia é aumentar ainda mais nossas ações em prol das melhores condições possíveis de trabalho para o médico e de atendimento à população capixaba”, disse o presidente.

Além disso, no final de 2021, o Conselho de Medicina, em conjunto com o CFM, ofereceu um serviço dos mais úteis aos médicos, o Certificado Digital gratuito, e criou uma Nova Plataforma de Prescrição Eletrônica. Os dois casos facilitam muito a vida dos médicos que atuam no Estado. Nesse mesmo mês, foi lançado um novo site, mais bonito, moderno e ágil, para tornar ainda mais desburocratizado os serviços prestados ao médico pelo CRM-ES.

Hoje, por meio do CRM Virtual, o Conselho oferece mais de 50 serviços cartoriais, bem como o Certificado Digital e a Nova Plataforma de Prescrição Eletrônica.

Investimento pelo médico capixaba

FISCALIZAÇÃO – A fiscalização foi intensificada em 2021, com ações voltadas para a regularização das condições de trabalho médico e do atendimento à população capixaba. Foram realizadas 939 vistorias em estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS) no Estado, com aumento de 88,18%, em relação a 2020, e de 52,4%, em relação a 2019, quando ainda não havia a pandemia da Covid-19.

EDUCAÇÃO CONTINUADA – O Conselho aumentou significativamente o investimento na capacitação e atualização médicas. Por meio de licitação, contratou 16 Cursos de Atualização em Urgência e Emergência, nas áreas Adulto, Pediátrico, Ginecologia e Obstetrícia e Trauma, contemplando 320 médicos em 2021. Promoveu ainda vários módulos de palestras no interior do Estado e de julgamentos simulados, além de Fóruns, Webinars, Seminários, Podcasts e Videoaulas.

Em 2021, o CRM-ES também ampliou e intensificou a divulgação de suas ações e de seus serviços por meio dos seus canais de comunicação, para atingir um número maior de médicos em todo o Estado.