O presidente do CRM-ES, a conselheira-Ouvidora e o 2.º Secretário do CRM-ES, respectivamente, Severino Dantas Filho, Suely Ferreira Rabello e Erick Freiras Curi serão os representantes capixabas no I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina de 2014 (I ENCM 2014), a ser realizado nos próximos dias 19, 20 e 21, em João Pessoa (PB).

O Encontro será aberto com uma conferência sobre filosofia da medicina, ministrada por Aníbal Gil Lopes, membro da Academia Nacional de Medicina e da Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (CONEP). Após a análise do tema, o evento abordará a avaliação do ensino médico, com a participação de diretores do Conselho Federal de Medicina (CFM) e dos presidentes dos conselhos regionais dos estados do Rio de Janeiro (Cremerj) e de São Paulo (Cremesp).

À tarde, as discussões focarão a aplicação das novas resoluções 2056 e 2062/2013, que tratam sobre a fiscalização pelos conselhos de medicina (CRMs). A mesa terá como expositores o diretor de Fiscalização do CFM e terceiro vice-presidente, Emmanuel Fortes; e o diretor de Fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB), Eurípedes Sebastião Mendonça.

No dia 20, o foco dos debates será a atuação das equipes médicas na Copa do Mundo. Os representantes dos CRMs discutirão o atendimento nos estádios e suporte aos hospitais. A mesa será coordenada pelo diretor Emmanuel Fortes e contará com a participação de Antônio Marques, vice-reitor da Universidade do Porto, em Portugal.

O último dia do I ENCM 2014 terá nova participação internacional. O bastonário da Ordem dos Médicos de Portugal, José Manuel Silva, proferirá uma conferência aos participantes. A apresentação abordará o tema formação médica na prevenção, tratamento de doenças e na promoção da saúde.

Eleições 2014 – Uma discussão sobre as estratégias do movimento médico e a conscientização da sociedade frente ao pleito encerrará os debates do I ENCM 2014. Participam da discussão o presidente do CFM, Roberto Luiz d´Avila; 1.º e 2.º vice-presidentes, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima e Aloísio Tibiriçá Miranda, respectivamente; além do presidente do CRM-PB, João Gonçalves de Medeiros Filho.

O debate será um dos principais temas do encontro, aponta o conselheiro federal pelo estado, Dalvélio Madruga, 2.º esoureiro do CFM, Dalvélio destaca a importância política do IENCM 2014: – Serão convidados parlamentares “da terra”, como deputados federais do estado e o senador Vital do Rego (PMDB-PB) para participar das discussões com as lideranças médicas, informa o conselheiro federal. O senador é um dos autores da Proposta de Emenda Constitucional n.º 34/2011, que dispõe sobre a criação da carreira de médico de Estado.

A um mês da realização do encontro, o presidente do CRM-PB, João Gonçalves de Medeiros Filho, afirma que tem se empenhado para o sucesso do evento: ”Será uma honra receber os representantes dos 27 estados brasileiros. Estamos envidando todos os esforços para proporcionar a melhor acolhida possível”, garante o presidente.