Temas importantes da área da saúde estão sendo debatidos no I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina de 2014 (I ENCM 2014). O evento, que realizado em João Pessoa (PB), reúne mais de 250 médicos.

Entre os temas de debate estão o atendimento médico durante a Copa do Mundo, o trabalho médico no SUS, a formação médica, a fiscalização realizada pelos conselhos e as Eleições 2014.

Promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), com apoio do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), o evento tem o objetivo de buscar propostas para questões éticas que envolvem o cotidiano do exercício da Medicina. De acordo com o presidente do CRM-PB, João Medeiros, a realização do encontro, pela primeira vez na Paraíba, “representa oportunidade ímpar para debatermos temas de grande interesse da nossa categoria e da saúde da população brasileira”.

O I ENCM 2014 teve início com uma conferência sobre Filosofia da Medicina, ministrada por Aníbal Gil Lopes, membro da Academia Nacional de Medicina e da Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (Conep). Após a análise do tema, o evento passou a debater o ensino médico, com a participação de diretores do CFM e dos presidentes dos conselhos regionais dos estados do Rio de Janeiro (Cremerj) e de São Paulo (Cremesp).

No dia 20, o foco dos debates foi a atuação das equipes médicas na Copa do Mundo. Os representantes dos CRMs discutiram o atendimento nos estádios e o suporte aos hospitais. Hoje, último dia do Encontro, o bastonário da Ordem dos Médicos de Portugal, José Manuel Silva, proferirá conferência aos participantes. A apresentação abordará o tema formação médica na prevenção, tratamento de doenças e na promoção da saúde.

Eleições 2014 – Uma discussão sobre as estratégias do movimento médico e a conscientização da sociedade frente ao pleito encerrará os debates do I ENCM 2014. Participam da discussão o presidente do CFM, Roberto Luiz d´Avila; 1º e 2º vice-presidentes, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima e Aloísio Tibiriçá Miranda, respectivamente; além do presidente do CRM-PB, João Gonçalves de Medeiros Filho.

Fonte: CFM , com atualizações do CRM-ES