A Telemedicina foi debatida nesta sexta-feira, 5/4, último dia o I Encontro Nacional de Conselhos de Medicina 2019 (I ENCM 2019), realizado em Recife (PE). O médico Chao Lung Web, professor de medicina da Universidade de São Paulo (USP) e membro da Câmara Técnica de Informática em Saúde do CFM, defendeu que a telemedicina é uma “quebra de paradigma que precisa estar baseada em resultados e evidências científicas, e não em impressões”. Ele acredita que não há motivos para receio e que é “preciso expandir a atuação médica”.

Aldemir Soares, conselheiro federal, que abordou o “Presente e Futuro da Telemedicina”, defende que cirurgias à distância precisam ter “parâmetros” e mostrou preocupação com a emissão de laudos por técnicos, e não médicos.

Luiz Ary Messina, da coordenação Nacional da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), ressaltou os avanços na área com investimentos federais no ensino e na prática da telemedicina. “Atualmente já temos 130 espaços de Telemedicina distribuídos pelo País e precisamos caminhar mais”, afirmou.

Por fim, o 2º vice-previdente do CFM, Jece Brandão, elogiou a iniciativa do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) que produziu uma cartilha sobre o tema, na qual sugere mudanças e faz proposições a respeito da Resolução da Telemedicina recentemente publicada e revogada pelo CFM.

Representantes capixabas

Participaram dessa conferência sobre Telemedicina o presidente do CRM-ES, Celso Murad, os diretores Ruy Lora Filho, Aron Stephen Toczek Souza e o conselheiro CRM-ES/CFM, Paulo Gouvêa (todos na foto abaixo). Também estiveram nessa conferência a vice-presidente do CRM-ES, Telma Pimenta, e o conselheiro Maurício Pires Anastácio.

Tdos defendem alterações nos artigos da Resolução CFM nº 2.227/2018 para que ela possa entrar em vigor após amplo debate e atendendo aos anseios da classe médica brasileira.

Na conferência de hoje (5/4) eles aprofundaram conhecimento e debateram sobre o assunto com representantes dos demais CRMs.

Texto com informações obtidas no site do Cremepe

conselheiros no i encm 5