A ampliação do horário de atendimento médico nas unidades de saúde, proposta apresentada pelo novo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, recebeu o apoio do Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES), que vê a proposta como opção de atendimento que vai beneficiar a população, principalmente na atenção básica.

O presidente do CRM-ES, Celso Murad, ressalta que a atenção básica é a porta de entrada do paciente à saúde, e essa ampliação no horário de atendimento irá facilitar para aqueles que trabalham e só podem ser atendidos no turno da noite.

No entanto, é imprescindível que sejam oferecidas boas condições de trabalho, o que inclui a segurança para os profissionais e os pacientes. Murad também acrescenta que para ampliar o turno será necessário aumentar o quadro de pessoal e/ou a carga horária de trabalho.

“A proposta é muito boa, desde que atenda aos requisitos básicos para o funcionamento, o que inclui segurança, quadro de pessoal, carga horária e salário compatíveis, além de suporte na demanda das UPAs e Emergências”, resume Murad.