Fiscais do Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES) constataram falhas no Pronto-Socorro de São Mateus (US3) e na Unidade de Pronto Atendimento desse mesmo município para o atendimento nesse período de pandemia por Covid-19.
As falhas ou não conformidades identificadas foram constatadas no mês de maio e comprometiam a segurança da equipe médica e também dos pacientes. Confira os problemas constatados na tabela abaixo.
No período de 26 de março (pandemia instalada no ES) a 22 de maio, foram visitadas 23 unidades de saúde instaladas na Grande Vitória e no interior do estado, constatando que apenas duas apresentaram situações inadequadas para atendimento nesse período de pandemia.
As fiscalizações foram intensificadas nos hospitais e unidades da rede pública e privada de saúde para verificar a adequação às novas exigências da Anvisa, Ministério da Saúde, sociedades de especialidades e do próprio Conselho de Medicina para o correto e seguro atendimento aos casos suspeitos e confirmados de Covid-19.
No que diz respeito aos locais onde foram constatadas as não conformidades, a fiscalização do CRM-ES frisou a importância e necessidade dos gestores adotarem e seguirem os protocolos e orientações do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde e autoridades sanitárias em geral.
Uma nova fiscalização será realizada, agora no mês de junho, para verificar se as não conformidades foram sanadas.
O CRM-ES continua realizando fiscalizações com roteiros que obedecem aos critérios de unidades mais movimentadas, referenciadas para Covid-19 e solicitações de equipes médicas.
Caso o médico constate irregularidade em seu local de trabalho, deve denunciar diretamente ao Conselho por meio do site, onde consta plataforma específica e de fácil identificação na página principal. Confira no linkhttp://www.crmes.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=21944
As denúncias ajudarão o Setor de Fiscalização a priorizar, de forma mais assertiva, as unidades a serem vistoriadas.
AS UNIDADES FISCALIZADAS
Período: 26/03 a 15/05/2020
VITÓRIA |
SITUAÇÃO |
Hospital Estadual Dr. Benício Tavares Pereira (Hospital Central) |
Em conformidade |
Hospital Estadual de Urgência e Emergência |
Em conformidade |
Hospital Infantil N.Sra. da Glória |
Em conformidade |
Pronto Atendimento de São Pedro |
Em conformidade |
Pronto Atendimento Dra. Milena Gottardi (Oncologia Infantil – HPM) |
Em conformidade |
Pronto Atendimento da Praia do Suá |
Em conformidade |
Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes |
Em conformidade |
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VILA VELHA |
SITUAÇÃO |
Pronto Atendimento de Cobilândia |
Em conformidade |
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SERRA |
SITUAÇÃO |
Hospital Metropolitano |
Em conformidade |
Hospital Estadual Dr. Dório Silva |
Em conformidade |
Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves |
Em conformidade |
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CARIACICA |
SITUAÇÃO |
Hospital Meridional |
Em conformidade |
Pronto Atendimento do Trevo |
Em conformidade |
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CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM |
SITUAÇÃO |
Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim |
Em conformidade |
Hospital Infantil Francisco de Assis |
Em conformidade |
Santa Casa de Misericórdia |
Em conformidade |
Hospital Unimed Centro |
Em conformidade |
Hospital Unimed Barrio União |
Em conformidade |
Pronto Atendimento Paulo Pereira Gomes |
Em conformidade |
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LINHARES |
SITUAÇÃO |
Hospital Geral de Linhares |
Em conformidade |
Hospital Unimed Norte Capixaba |
Em conformidade |
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SÃO MATEUS |
SITUAÇÃO |
Pronto-Socorro de São Mateus (US3) |
NÃO conformidade – Avental de proteção disponibilizado apenas para plantonistas do turno da noite. No período da manhã, somente os médicos que atendem pacientes com sintomas gripais recebem avental. Óculos ou protetores faciais são entregues somente a profissionais que atendem casos suspeitos de Covid-19 ou que realizam a coleta de SWAB. Não é disponibilizado aos usuários da unidade o álcool em gel, álcool 70% ou qualquer outro meio para higienização das mãos Máscaras protetoras também não são disponibilizadas aos usuários durante a triagem e espera por atendimento. |
UPA de São Mateus |
NÃO conformidade – ÂÂÂ O atendimento inicial é feito em uma tenda na área externa da unidade, que não possui banheiro ou pias próximas para higienização do paciente e do médico. O fornecimento de máscaras N-95 é feito apenas para a realização de procedimentos em contato com paciente, sendo que o médico deve mantê-la consigo. O prazo para troca das máscaras é de 15 dias. Apenas profissionais que atuam no atendimento a pacientes com Covid-19 passaram por treinamento. |
ÂÂÂ | ÂÂÂ |