A 25.ª edição do Concurso de Monografias sobre Ética Médica, Bioética e Profissão Médica, do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), terá como tema “Aspectos éticos médicos e a internet”. As inscrições já estão abertas e o prazo para entrega dos trabalhos termina às 18h de 11 de agosto. O autor da monografia premiada em primeiro lugar receberá R$ 7.500,00, cabendo ao segundo lugar a quantia de R$ 3.000,00. O regulamento ainda prevê seleção de trabalho com menção honrosa. As obras serão publicadas na revista digital Arquivos, do CRM-PR

Neste ano, o Conselho abriu a possibilidade a todos os médicos inscritos de apresentar sugestões de temas, de modo a conhecer um pouco mais o pensamento dos profissionais e seus dilemas no exercício da atividade, em especial aqueles em atuação nos menores centros. Foram sugeridos 65 temas, apresentados e debatidos em reunião plenária em março. Prevaleceu o foco na questão da web, pela amplitude da discussão em tempos de informação globalizada, das redes sociais, do fenômeno “Dr. Google” e as consultas virtuais, além do marco regulatório da internet.

Na visão do presidente do Conselho de Medicina, Maurício Marcondes Ribas, um dos focos do debate inclui os limites éticos da divulgação de assuntos ou documentos médicos pelos próprios profissionais, muitas vezes em desacordo com a legislação vigente, regulamentada pela Resolução CFM n.º 1974/2011. Violação de sigilo, sensacionalismo e autopromoção são questões presentes em denúncias trazidas à esfera dos Conselhos, contribuindo para o aumento do número de sindicâncias e de agravos na relação médico-paciente.

O presidente do CRM-PR ressalta que o certame propõe estimular o pensamento e o debate sobre assuntos de interesse da sociedade e da classe médica. Para ele, há uma tendência de análise do tema em destaque sob várias óticas, inclusive de pessoas que têm na web uma fonte de pesquisa e direcionamento de seus hábitos de saúde, muitas vezes sob orientação de fontes sem respaldo de conhecimento científico. Maurício Ribas acentua que o mesmo vale para os médicos que participam ou permitem que seus nomes sejam associados a anúncios ou artigos propagados na internet que alimentam estas fontes.

O Concurso Anual de Monografias do Conselho Regional de Medicina do Paraná foi lançado em 1988 e é um dos mais tradicionais da área médica do País, sendo aberto a todos os cidadãos brasileiros, independentemente da formação/profissão. Somente em dois anos – 1990 e 1991 – deixou de ser realizado. No ano passado, o tema foi “Privatização do Sistema Único de Saúde: qual o futuro dos princípios da equidade, universalidade e integralidade”. O regulamento foi atualizado pela Resolução CRM-PR n.º 186/2012. Participantes devem observar as normas técnicas e os critérios de identificação.

Serviço:

Dúvidas podem ser encaminhadas para o email jornal@crmpr.org.br.

Fonte: CFM