A primeira conferência do I Encontro Nacional dos Conselhos Regionais de Medicina de 2019 (I ENCM 2019), que está sendo realizado em Recife (PE), conta com a presença do presidente do CRM-ES, Celso Murad, bem como a da vice-presidente, Telma Pimenta, dos diretores Aron Stephen Toczek Souza, Maurício Pires Anastácio, Ruy Lora Filho, e do conselheiro CRM-ES/CFM, Paulo Gouveia.

Eles estão participando dos debates que vão até o dia 5 de abril. Entre os temas já discutidos conta “A relação médico-paciente na perspectiva personalista”, com o conferencista Aníbal Gil Lopes, médico e professor da Universidade do Brasil, ressaltando que “o médico precisa compreender a humanidade do outro, transpondo barreiras e interfaces, tentando compreender como o outro constrói suas felicidades e como lidam com suas dores e inseguranças. Só assim, o profissional vai compreender a realidade do outro, sendo não apenas um técnico que pode ser substituído por um robô, mas, sim, um médico na sua essência”.

Outro tema em debate foi a publicidade médica com suas implicações legais. Esse tema foi abordado pelo desembargador do Distrito Federal, Diaulas Ribeiro. Ele destacou as definições de “propaganda enganosa”, que estão relacionadas àquilo que contém uma simulação, um engano; e trazendo as normativas de publicidade do Código de Defesa do Consumidor.

Diaulas destacou atual facilidade em fazer publicidade e a popularização das redes sociais, que geraram formas de fazer propaganda que, até então, não eram conhecidas pelos médicos.“A publicidade médica não é igual a qualquer divulgação. Quando um médico fala alguma coisa, a tendência de induzir a população é muito grande, portanto, a propaganda precisa ter base científica, pois serão os dados científicos que vão justificar essa publicidade”, detalhou Diaulas.

CLIQUE AQUI e confira a programação.