O CRM-ES e o CFM estão estudando medidas legais contra o Centro Universitário Castelo Branco (UniCB), campus Colatina, pela oferta de um novo curso chamado de “Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Médicas”. De acordo com a publicidade casada da UniCB e da Funorte Centro Universitário, de Montes Claros, em Minas Gerais, os alunos poderiam se graduar em quatro anos na primeira escola e ainda fazer mais dois anos de internato na segunda para se formar em Medicina.

O curso em questão não tem autorização do MEC e, com a parceria entre as duas escolas, foge completamente à estrutura mínima aceitável para a formação do médico. É mais um desses casos descabidos de instituições de ensino que buscam o mercado cada vez mais rentável das faculdades de Medicina, sem garantir a necessária contrapartida para uma formação de qualidade para os seus alunos e para a sociedade.

A abertura indiscriminada de escolas de Medicina é uma preocupação constante dos conselhos regionais de Medicina e do Conselho Federal de Medicina, que atuam para coibir as ofertas de novos cursos e a ampliação de vagas, sem preocupação com a qualidade da formação dos futuros médicos e com os serviços que serão prestados à população.