O Conselho de Medicina homenageou hoje (27) novos médicos formados pelas faculdades Emescam e Multivix. Em solenidades no Auditório do CRM-ES, os recém-formados receberam as carteiras e identidades médicas.

O presidente do CRM-ES, Dr. Fabrício Gaburro, deu as boas-vindas aos colegas e discorreu sobre as funções institucionais do Conselho, ressaltando a ampliação das ações de fiscalização na busca por melhores condições de trabalho para o médico e de qualidade do atendimento à sociedade. “Encaminhamos denúncias ao Ministério Público e as secretarias municipais e estadual de Saúde, mas os problemas não são sanados com a brevidade que gostaríamos”, disse Dr. Fabrício.

O presidente também falou da necessidade dos novos médicos desenvolverem a profissão com humildade, para continuar estudando, gentileza e amor, para uma boa relação com o paciente. “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”, citou o psiquiatra e psicoterapeuta Carl Jung.

Para o conselheiro Dr. Márcio Martins de Souza, que participou da solenidade, o exercício da profissão sempre deve ser exercido com felicidade, mas falou da necessidade de adotar uma postura de cautela. “Hoje o ambiente é mais hostil para a nossa profissão. Registrem tudo no prontuário.”

Da mesma forma, o médico Dr. Rogério Rodrigues da Silva, um dos que tinha filho recebendo homenagem hoje (27), destacou a necessidade de desenvolver o trabalho médico com segurança. “Anotem tudo no prontuário, que é o nosso salvaguarda”, disse.

O conselheiro do CRM-ES, Dr. Paulo Gouvea, pai de um dos médicos que recebeu a carteira na solenidade, parabenizou aos novos colegas e alertou para as novas rotinas e para a necessidade de cuidarem, também, da própria saúde. “Pense no doente, mas também em você – médico também sofre, adoece. Tenham equilíbrio.”

Dr. Jean Flores Baldon, outro a ter um filho recém-formado, destacou a confiança nos novos colegas. “Vocês vão fazer a diferença. A experiência nossa é fundamental, pode ajuda-los, mas não percam a referência de vocês.”