Médicos formados na Ufes, UVV, Emescan, Multivix e em escolas de outros estados receberam carteiras e identidades médicas, nesta quinta-feira (21), em solenidade realizada no Auditório do CRM-ES.

O presidente do CRM-ES, Dr. Fernando Avelar Tonelli, e o conselheiro Dr. Alcary Simões Junior recepcionaram e parabenizaram os novos colegas e deram as boas-vindas à casa do médico que atua no Espírito Santo.

O presidente discorreu sobre as quatro funções institucionais do Conselho: cartorial, judicante, fiscalizatória e emissão de resoluções e pareceres. Os deveres legais de cada uma delas também foram mencionados.

Dr. Fernando Tonelli destacou a atualização das novas regras sobre publicidade médica, o investimento do Conselho de Medicina no programa de educação médica continuada e a importância da sensibilidade no vínculo com os pacientes. “Esse é o papel do Conselho: zelar pelo bom exercício da Medicina”, disse o presidente.

O conselheiro Dr. Alcary Simões Junior refletiu sobre a arte, a beleza e a felicidade que é exercer a Medicina. Na cerimônia, fez questão de destacar o juramento de Hipócrates. “Nossa profissão precisa fazer a diferença. Nós gozamos de muito respeito do público e, nós, médicos precisamos nos doar ao paciente como remédio. Isso significa que precisamos ajudar, com muita atenção, o paciente a interpretar suas dores. Esse é o ensinamento da Medicina: dar valor às emoções”, expressou.