Oitenta e seis novos médicos, formados nas faculdades Multivix e UVV, receberam carteiras e identidades médicas em solenidade realizada, hoje (14), no Auditório do CRM-ES.

O presidente do CRM-ES, Dr. Fernando Avelar Tonelli, e o conselheiro Dr. Celso Murad recepcionaram e parabenizaram os novos colegas e deram as boas-vindas à casa do médico que atua no Espírito Santo. A conselheira e 1ª secretária do Conselho, Dra. Cleide Kelly Tschaen, compôs a mesa.

Dr. Fernando Tonelli discorreu sobre as funções institucionais do Conselho: cartorial, judicante, fiscalizatória, emissão de resoluções e pareceres e educação continuada.

Ele destacou função de Fiscalização, falando da sua importância para garantir as melhores condições de trabalho para o médico. “A fiscalização é a principal função, para defesa da qualidade da Medicina.”

Além disso, ele ressaltou o papel institucional do Conselho, como o que garantiu a liminar que suspendeu o vestibular do curso em “Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Médicas”, do Centro Universitário Castelo Branco (UniCB), em Colatina, por decisão da 1ª Vara Federal de Colatina. O CRM-ES alegou que o curso era uma forma de burlar a necessidade de autorização do MEC para a criação de novos cursos de Medicina. A faculdade tem 15 dias para apresentar sua defesa.

Ele destacou, também, serviços que o CRM-ES hoje presta ao médico, como o acesso gratuito às plataformas científicas DynaMed, que dá apoio ao diagnóstico e ao tratamento, e a MedLine Complete, com artigos e revistas científicas liberadas ao médico registrado no Espírito Santo.

Já o conselheiro Dr. Celso Murad ressaltou o que chamou do “primeiro dia da segunda vida de vocês, nova e completamente diferente, com autorização pública de exercer a melhor das profissões, que é a Medicina”.

Como o conselheiro mais experiente do CRM-ES, ele falou aos jovens colegas que escolham com cuidado onde vão trabalhar neste início da carreira. “Não tenham pressa. Trabalhem de forma que vocês consigam oferecer um serviço de qualidade.”