Orientação do CRM-ES aos hospitais

O Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES), no uso de suas atribuições legais, conforme preconiza a Lei n.º 3.268/57 e seu Decreto n.º 44.045/58, vem, por meio de seu Presidente, reforçar o ESCLARECIMENTO e a ORIENTAÇÃO, em especial os Diretores Técnicos das unidades hospitalares instaladas no Estado do Espírito Santo, acerca do descarte de materiais médico-hospitalares e da SUSPENSÃO IMEDIATA do uso de qualquer material fornecido pelas empresas Golden Hospitalar e Alfa Medical, ambas investigadas pelo Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e à Corrupção (Nuroc) na operação denominada "Lama Cirúrgica".

Todo descarte de materiais médico-hospitalares exige coleta diferenciada, tanto os que estão com prazo de validade vencido quanto os que já foram utilizados. É de fundamental importância que o fluxo de entrada e de descarte desses materiais seja revisto pelas unidades hospitalares, a fim de evitar riscos aos pacientes e transtornos de toda ordem.

Tais esclarecimentos e orientações são necessários diante das notícias veiculadas nos meios de comunicação a respeito da operação deflagrada pelo Nuroc, que entrou em sua segunda fase identificando uma nova empresa envolvida em práticas ilegais de reprocessamento de materiais médico-hospitalares descartáveis e adulteração de etiquetas de produtos que também deveriam ser descartados.

Vitória, 19 de janeiro de 2018

Carlos Magno Pretti Dalapicola