Estudantes passam a ter código de ética

A partir do próximo mês, as mais de 320 escolas de Medicina em atividade no País devem receber o Código de Ética do Estudante de Medicina, que começou a ser elaborado há dois anos. O Código também estará acessível no site do CFM.

"O documento existe em alguns países, como Inglaterra, Estados Unidos e Canadá, e alguns conselhos de Medicina tinham, como São Paulo, Paraíba e Rondônia. Vimos essa lacuna e os próprios estudantes se colocaram à disposição para elaborar o código", explica Leonardo Sérvio Luz, coordenador adjunto da Comissão Nacional de Elaboração do código e conselheiro do CFM. Ele afirma que o objetivo não é punir o aluno, mas oferecer informações aos profissionais em formação. "O código já conversa com o Código de Ética Médica, traz conceitos de mídia social e preocupação com o sigilo." Entre os pontos abordados está a questão dos trotes violentos.

"A intenção é nortear as faculdades nas questões com o novo aluno. Estamos atentos às mudanças que o mundo tem vivido, às tecnologias e às relações entre médico e paciente", diz Luz.

O sigilo médico também é citado, assim como o respeito ao paciente, que deve ser tratado com empatia, e o cuidado durante o atendimento - e até com o uso de cadáveres.