Câmara técnica de cuidados paliativos planeja ações para 2011 Imprimir E-mail
Qua, 20 de Outubro de 2010 13:37

A Câmara Técnica sobre a Terminalidade da Vida e Cuidados Paliativos do Conselho Federal de Medicina (CFM) discutiu, nesta terça-feira (19), na sede da entidade, as principais realizações deste ano e os planos para 2011.

Entre os principais projetos do grupo para o próximo ano estão a aproximação da câmara com os conselhos federais da área da saúde, a elaboração de um livro sobre conflitos bioéticos da vida e da morte, um projeto de formação de professores de Cuidados Paliativos, e a publicação de um vade-mécum (livro de referência) sobre o tema, entre outros.

Foram discutidos vários aspectos da proposta de projeto de formação de professores. O grupo estuda uma parceria com o Ministério da Saúde e estabeleceu que o foco inicial poderão ser os médicos do Programa Saúde da Família (PSF). As conversas devem avançar em parceria com a Câmara Técnica em Medicina de Família e Comunidade do CFM.

A estratégia de aproximação com os conselhos federais da área da saúde também é considerada prioritária pelos membros da câmara. A previsão é realizar um trabalho conjunto pela realização do próximo Congresso Latino-americano de Cuidados Paliativos, no Brasil, em 2012. O intercâmbio e aproximação com a International Association of Bioethics (IAB) também está entre as metas da câmara.

Reconhecimento – Entre as principais realizações de 2010 foi mencionada a participação de diversos membros da câmara no IV Congresso Internacional de Cuidados Paliativos (ANCP), de 6 a 9 de outubro, em São Paulo. Na assembleia da Academia Nacional de Cuidados Paliativos, no final do evento, o presidente do CFM, Roberto Luiz d’Avila (coordenador da câmara) e José Eduardo de Siqueira (Universidade Estadual de Londrina), que também participa dos trabalhos da câmara, foram nomeados sócios honorários da ANCP.

Outra participante da câmara, Claudia Burlá, foi eleita membro titular da Academia de Medicina do Rio de Janeiro. O ato de posse ocorre na próxima segunda-feira (25), às 20h, no Colégio Brasileiro de Cirurgiões, em Botafogo, no Rio de Janeiro.