Rede dos Conselhos de Medicina
CFM discute critérios norteadores e conduta ética na propaganda em medicina Imprimir E-mail
Seg, 04 de Julho de 2011 15:57

A participação de médicos em programas de televisão e rádio, bem como a atuação deles em jornais, revistas e na internet, ganha repercussão crescente, suscitando dúvidas dos profissionais sobre como se portar eticamente diante dessas mídias.

Para falar sobre o tema, 3º vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Emmanuel Fortes, que coordena a Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame), participou, nesta quinta-feira (2), na TV Câmara, das gravações do programa “Ver TV”. O tema foi tratado sob os vieses da medicina, da psicologia (com a participação de Monalisa Barros, diretora do Conselho Federal de Psicologia) e da importância da comunicação em ações governamentais preventivas, de vigilância e controle sanitário (com participação do jornalista Renato Strauss, do Ministério da Saúde).

Marco – Novos marcos para a publicidade médica poderão discutidos na próxima Plenária do CFM. A Codame está atualizando a Resolução CFM 1.701, o que resultará em novos critérios norteadores da propaganda em medicina, adequados às questões contemporâneas que envolvem o tema.

A nova resolução do CFM abordará também questões como anúncios e publicidade médica, exposição de paciente em trabalhos e eventos científicos, emissão de boletins médicos etc.
 
Serviço – O programa, apresentado pelo professor da Universidade de São Paulo (USP),  Lalo Leal, será exibido no domingo, 17 de julho, às 17h, pela TV Brasil, com reprise na quarta-feira (20), às 21h30, pela TV Câmara.

 
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