Rede dos Conselhos de Medicina
Socesp Campinas promove encontro sobre doenças cardíacas em gestantes Imprimir E-mail
Ter, 02 de Agosto de 2011 11:42

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a cardiopatia na gravidez atinge até 4% das mulheres. O assunto será tema de um encontro promovido pela Regional Campinas da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – Socesp, no dia 09 de agosto.

O evento é voltado para cardiologistas, ginecologistas, clínicos gerais e estudantes de medicina. As vagas são limitadas e os interessados devem entrar em contato pelo site www.socesp.org.br, ou pelo telefone (11) 3179-0039 ou 0068.

Segundo o presidente da Regional, Dr. Fernando Mello Porto, as duas principais causas de morte materna durante a gravidez estão diretamente ligadas ao coração: pré-eclampsia e cardiopatia. A palestrante e médica chefe da seção de Cardiologia e gravidez do InCor-SP, Dra. Walkiria Samuel Avila, explica que “países como o Brasil, apresentam uma incidência maior de cardiopatias na gestação porque doenças que acometem mulheres jovens como a valvopatia reumática, a doença de Chagas e a hipertensão arterial pulmonar devido a esquistossomose não ocorrem em países desenvolvidos”.

“As tentativas em reduzir a morte materna por doença cardíaca na gravidez serão discutidas no evento com a apresentação e discussão sobre as estratégias de prevenção e tratamento das complicações. Durante a gravidez é necessário que o médico conheça o ajuste da terapêutica, para se evitar os prejuízos ao feto sem comprometer a eficácia do tratamento materno. Isso deve ser respeitado desde o início da gestação”, explica Walkíria.

Socesp Campinas | Cardiopatia e Gravidez

Data: 09 de agosto de 2011

Horário: 20h

Local: SMCC - Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas

Endereço: Rua Delfino Cintra, 63 - Campinas

Inscrições: www.socesp.org.br / (11) 3179-0068 / 0039 (sem custos)

*acadêmicos e residentes em cardiologia podem se filiar à Socesp com isenção da taxa de anuidade para participação nos eventos da entidade.  Basta levar um comprovante desta situação e preencher a proposta de filiação no dia do encontro.

Fonte: Socesp

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner