União disponibiliza curso virtual sobre síndrome associada à Zika

A União disponibilizou em ambiente virtual do SUS (Avasus) o curso "Estimulação precoce em crianças com alterações decorrentes da Síndrome congênita associada à infecção pelo vírus Zika".

A capacitação é voltada para psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, enfermeiros e assistentes sociais que atuam na Atenção Básica e na Atenção Especializada, em especial nos Núcleos de Apoio a Saúde da Família para

Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) e nos Centros de Reabilitação. O objetivo é capacitar os profissionais da saúde no atendimento em reabilitação de crianças de 0 a 3 anos com alterações decorrentes da síndrome congênita e outras etiologias.

Trata-se de um curso autointrucional com a finalidade de facilitar a aquisição de habilidades no manejo da estimulação precoce em crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, decorrentes da Síndrome congênita associada à infecção pelo vírus Zika e outras etiologias. O curso foca na abordagem familiar, nas habilidades de comunicação, no exame físico, avaliação, técnicas para a estimulação precoce e desenvolvimento de recursos terapêuticos e adaptação de materiais. Além de incentivar o reconhecimento à importância da integralidade do cuidado e das Redes de Atenção à Saúde.

O acesso ao curso pode ser feito pelo link http://portalms.saude.gov.br/noticias/sgtes/42841-sindrome-congenita-associada-a-infeccao-pelo-virus-zika-e-tema-de-curso-ead