Prefeitura de Cariacica desrespeita médico com remuneração ridícula

O desrespeito aos médicos não tem fim. Agora foi a vez de a Prefeitura de Cariacica lançar um "processo seletivo" para a contratação de profissionais médicos por, acredite, R$ 2.475,00, mais acréscimo por gratificação de produtividade. O salário é ridículo – não chega a 20% do piso proposto pela Federação Nacional dos Médicos (Fenam) – e a gratificação por produtividade é um ultraje contra a necessidade de bem atender a população.

No ano passado, várias prefeituras fizeram o mesmo da administração de Cariacica e, em todos os casos, o CRM-ES lançou nota de desagravo e recomendou aos médicos do Estado que não se submetam a concursos como este, que vulgarizam a profissão. A notícia sobre o "processo seletivo" foi publicada pelo jornal A Tribuna, em 11 de junho.

Como nos demais concursos considerados aviltantes, contra os quais o Conselho vem insistentemente se manifestando, denunciando e alertando a classe médica, o presidente do CRM-ES, Carlos Magno Pretti Dalapicola mantém o alerta para o descaso e o desrespeito dos gestores públicos: "Lamentamos a postura dos gestores municipais e vamos continuar lutando, adotando todas as medidas cabíveis para evitar a proliferação do caos. Esses processos seletivos não respeitam o piso salarial e as unidades de saúde estão repletas de problemas estruturais, sem condições dignas de trabalho para os profissionais da saúde e, muito menos, de atendimento minimamente aceitável ao usuário do sistema".